Liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT), uma comitiva inicia, nesta terça-feira, em Brasília, a busca por ajuda para socorrer os produtores rurais e amenizar os prejuízos causados pela longa seca enfrentada pelo Rio Grande do Sul.
Na missão oficial do Legislativo gaúcho, há 12 deputados de diferentes partidos (confira abaixo ). Já o Palácio Piratini será representado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior. Também integram a comitiva representantes de entidades ligadas a pequenos produtores rurais e movimentos sociais, como MST.
Governo federal repassa R$ 521 mil para combate à estiagem em dois municípios da região
Entre as agendas confirmadas para esta terça-feira estão uma reunião no Ministério da Agricultura, às 15h, e um encontro com a bancada gaúcha, no final da tarde. Já as reivindicações são centralizadas na prorrogação dos financiamentos feitos pelos agricultores, liberação de recursos e mais atenção para políticas de armazenamento de água.
"A situação é muito grave, eles (governo federal) precisam tratar essa questão da estiagem com a devida atenção e com muita urgência. Não tem como esperar", afirmou Valdeci à CDN, sobre os prejuízos no Estado e, principalmente, na Região Central.
A comitiva
Deputados
- Adolfo Brito (Progressistas)
- Beto Fantinel (MDB)
- Edegar Pretto (PT)
- Ernani Polo (Progressistas)
- Fran Somensi (Republicanos)
- Marcus Vinicius (Progressistas)
- Paparico Bacchi (PL)
- Patrícia Alba (MDB)
- Pepe Vargas (PT)
- Tenente-Coronel Zucco (PSL)
- Valdeci Oliveira (PT)
- Vilmar Lourenço (PSL)
Governo do Estado
- Artur Lemos, chefe da Casa Civil
O presidente da Assembleia pontuou, ainda, que, no começo de janeiro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve em solo gaúcho para acompanhar de perto as consequências da seca, entretanto o Estado não recebeu um retorno. Além disso, o petista comentou que há uma dificuldade para fechar as agendas na Capital Federal na terça e quarta-feira, mesmo com a intermediação de um dos vices líderes do governo Jair Bolsonaro (PL), Giovani Cherini (PL).
Todos os balneários da Região Central estão próprios para banho
Expectativa
Mas tanto Valdeci quanto outro deputado que representa Santa Maria e região, Beto Fantinel (MDB), que também faz parte da comitiva, têm a expectativa de trazer boas notícias da Capital Federal, onde permanecem até amanhã. "O governo federal não pode ficar apático a esse problema que estamos vivendo", afirmou Fantinel à CDN, enfatizando que os prejuízos no Rio Grande do Sul também impactam na economia do país.
Segundo levantamento da Emater, já são cerca de 257 mil propriedades atingidas pelos efeitos da seca no Estado.
Com deputados de direita, centro e esquerda e mais um dos principais secretários do governo Eduardo Leite (PSDB), o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a comitiva dará uma demonstração de força em Brasília. E isso é importante. Independentemente de ideologias, há um problema no Estado que é muito maior dos que as diferenças políticas: uma estiagem severa com prejuízos que se acumulam.